Orientativo da Provinha Brasil 2011
Sex, 08 de Abril de 2011 16:30

provinha_Brasil

As escolas de todo o país já estão recebendo os kits impressos para a aplicação da Provinha Brasil de Leitura/2011.
A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças matriculadas na 2ª fase do 1º ciclo (2º ano de escolarização) das escolas públicas do Brasil. Em Mato Grosso, essa avaliação será aplicada no dia 18 de abril e permitirá aos professores, coordenadores e gestores a realização do diagnóstico das capacidades de leitura de maneira que os profissionais das Escolas, Assessorias Pedagógicas, Cefapros e Seduc possam contribuir para a garantia da aprendizagem.

Os resultados da Provinha Brasil de Leitura serão usados para a reflexão e reorientação das práticas pedagógicas que visam o desenvolvimento da leitura e da escrita. Dessa maneira é possível que se saiba o que o aluno já sabe e o que ainda ele precisa aprender para assegurar que todas as crianças até os 08 anos estejam alfabetizadas.

O próprio professor pode aplicar o teste, seguindo as orientações contidas no documento “Caderno do professor/aplicador”. No entanto, se necessário, professores de outras turmas ou coordenadores pedagógicos, desde que seguindo as orientações do “Caderno do professor/aplicador”, poderão aplicar a prova.

Os resultados também poderão ser corrigidos pelo próprio professor da turma a partir do Guia de Correção, que traz as orientações de verificação e de interpretação dos resultados da Provinha Brasil. Assim, o professor poderá saber o nível de desempenho de leitura de sua turma e de cada aluno.

Lembramos que a Provinha Brasil verifica apenas algumas das capacidades de leitura a serem desenvolvidas durante o processo de alfabetização. As capacidades constantes na Matriz de Referência “estão fundamentadas na concepção de que alfabetização e letramento são processos a serem desenvolvidos de forma complementar e paralela, entendendo-se a alfabetização como o desenvolvimento da compreensão das regras de funcionamento do sistema de escrita alfabética e letramento como as possibilidades de usos e funções sociais da linguagem escrita, isto é, o processo de inserção e participação dos sujeitos na cultura escrita”.

Os professores deverão inserir, até o dia 10/05/2011, no sistema SIGA, na tela de avaliação, os níveis de desempenho dos alunos.

Documentos de Apoio:

 


 

Fonte: SEDUC - MT

 

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